Bom dia a todos. Hoje vamos transmitir algumas informações úteis em português. Esta é a 27 vez.
Hoje nós vamos falar sobre o conhecido Exame de Proficiência em Língua Japonesa, que é chamado de NIHONGO NORYOKU SHIKEN.
Hoje em dia, por vários motivos a língua está sendo uma das condições mais exigidas em todas as áreas de trabalho para todos os estrangeiros que vivem no Japão. E também com a reforma da nova lei de imigração, que está com previsão da entrada de grande número de estangeiros no país, uma das prioridades é pelo menos o conhecimento básico da língua japonesa.
O Exame de Proficiência em Língua Japonesa, está voltado para as pessoas que não tem a língua japonesa como sua língua materna, e o exame tem como objetivo avaliar o nível da língua japonesa.
Para se inscrever neste exame, não há limite de idade, e pessoas de todas as nacionalidades podem prestar o exame, até mesmo pessoas que tem a nacionalide japonesa mas que sempre utilizou outra língua podem prestar esse exame.
Esse exame é realizado não somente no Japão mas em mais de 64 países, duas vezes ao ano.
São divididos em 5 níveis, sendo que o nível 1 é o mais elevado.
O nível 2 é equivalente ao de formandos em nível ginasial do Japão.Já o nível 1, possibilita a escolha de trabalhos em diversas áreas sem dificuldade na língua.
Haverá duas mudanças previstas na nova lei de imigração:
Uma delas é pessoas de 18 a 30 anos de idade, com descendência japonesa de quarta geração, mas que tenham passado no Exame de Proficiência em Língua Japonesa nível 4, possibilitando a estadia a trabalho com visto de um ano e renovável até 5 vezes no máximo. Entrará em vigor no mês de julho deste ano.
Outra mudança na nova lei, em estudo poderá entrar em vigor no ano 2019, mês de abril, com foco em 5 áreas que são, construção, agricultura, hospedaria, asilos e serviços a bordo de navios, onde será criado um visto especial ainda em estudo. Não será necessário um nível elevado da lígua japonesa. Mas, terá exame implantado pela própria empresa contratante, com base no nível 4 de Exame de Proficiência em Língua Japonesa, que é conversação básica. Sendo que nas áreas de construção e agricultura, não será exigida nem o nível 4. A estimativa do governo é da entrada de mais de 500 mil estrangeiros até o ano 2025, somente nestas 5 áeras.
Então, onde e como se preparar para o exame? Estudar todos os dias em alguma escola seria o caminho mais rápido mas, os custos também são altos, mas existem cursos gratuitos realizados nos centros comunitários. Podem pedir informações na prefeitura de sua cidade, até mesmo cursos gratuitos via internet. Se tiver alguém com experiência neste exame poderá pedir conselhos de como estudar, os poderá adquirir materiais para o exame em livrarias.
Por hoje é só, e a informação de hoje poderá ser ouvida e lida no site a seguir onde há informação sobre curso de lígua japonesa também.
http://www.isesaki-npo-net.com/
A próxima transmissão será no dia 20 de julho, sexta-feira às 8 e 5 da manhã.
Então, um bom dia a todos.