Bom dia a todos. Para todos os que vivem no Japão, estaremos passando informações úteis em português.
Essa é a nossa transmissão número 7.
Dessa vez estaremos falando sobre o 「Dia do Cidadão do Estado」.
No estado de Gunma se comemora no dia 28 de outubro. Nesse dia as instituições publicas como escolas, colégios, universidades têm suas aulas suspensas. E várias outras instalações publicas podem ser utilizadas de forma gratuita ou com descontos. É algo bastante gratificante.
Mas como foi escolhido essa data do dia 28 de outubro?Nessa data a 145 anos atrás em 1871 foi primeiro dia em que se começou a chamar este estado de 「Gunma」. E a 31 anos atrás em 1985 foi decretado essa data como o Dia do Cidadão do Estado de Gunma. Essa oportunidade surgiu em 1983 no 「38o. Campeonato Nacional de Educação Física」 que foi realizado neste estado. Os cidadãos do estado experimentaram uma forte sensação de união. Para assim decretar esse dia como o 「Dia para conhecer a história local. Aprofundar a compreensão e o interesse pelo lugar. Aumentar a consciência de autonomia. Olhar para frente e construir um futuro regional melhor e prospero」.
As instalações públicas cujas utilizaçoes ficam gratuitas são por exemplo, o 「Gunma Furaawa Paaku (parque das flores de Gunma)」,「Gunma Konchuu no Mor i (mundo dos insetos de Gunma)」,「Gunma Tenmondai (observatório astronômico de Gunma」,「Nihon Kinu no Sato (aldeia da seda japonesa)」,「Kindai Bijutsukan (museu de arte moderna)」, 「Rekishi Hakubutsukan (museu de historia」,o 「Gunma Ken Sogo Supootsu Sentaa (centro integrado de esportes de Gunma)」 que está em Maebashi, Instalações esportivas, como o 「Fureai Supootsu Puraza」 que está em Isesaki, o 「Gunma Kodomo no Kuni (país das crianças)」 que está em Ota. O uso de instrumentos de recreação como o planetário do 「Gunma no Kodomo no JidouKaikan」.
Além desses estão também o 「Japan Suneeku Sentaa (centro de serpentes japonesa)」 que são de ingresso gratuito para os estudantes até o ginasial. O 「Arts Maebashi (centro de artes de Maebashi)」 também é gratuito. E ainda, a maioria dos museus de artes, quadras poliesportivas, os parques esportivos são gratuitos. Têm também hotéis, cinemas e onsens que realizam descontos.
Os panfletos com as descrições detalhadas dessas instituições e instalações estão disponíveis nas prefeituras e repartições públicas de cada cidade. Elas estão em japonês. Mas mesmo assim, dê uma conferida.
A propósito, incluindo Tóquio, são 21 dos 47 estados do pais que têm esta celebração. Menos da metade do número total de estados. Dentre esses estados somente 6, Gunma, Saitama, Ibaraki, Chiba, Yamanashi, Tóquio têm as aulas de escolas públicas suspensas. Ainda bem que a gente mora em Gunma né! Façamos desse dia uma chance de conhecer mais Gunma.
Para as fabricas, empresas e lojas não é feriado, então, para aqueles cujos pais trabalham será um dia normal de trabalho. Seria bom que as crianças possam ir conhecer e experimentar as coisas regionais. Conversar e decidir em família como passar esse dia, facilita muito as atividades das crianças.
Seja dito de passagem, aparentemente o Brasil não tem esse tipo de feriado.
O mais próximo então seria o Dia da Fundação da Cidade de São Paulo?
O conteúdo da transmissão de hoje, tanto a gravação de voz quanto a escrita estarão disponíveis na página da internet http://www.isesaki-npo-net.com/
A nossa próxima transmissão está prevista para o dia 18 de novembro, sexta-feira. Aproximadamente às 8:05 da manhã. Sintonize a gente!!