Bom dia a todos. Gostariamos de transmitir algumas informações úteis em Português aos senhores ouvintes que vivem no Japão. Esta é a 21 vez.
Hoje vamos falar como funciona o sistema de impostos sobre o veículo aqui no Japão.
Como muitos já sabem, quando passar o carro para outra pessoa ou vendê-lo, é preciso fazer a transferência de registro de nome do proprietário. Caso contrário o imposto sobre o veículo continuará sendo cobrado em seu nome.
O que é o imposto sobre o veículo?
É imposto de automóvel prefectural que é tributado no proprietário do carro registrado no Bureau de Transporte a partir de 1º de abril de cada ano.
No entanto, se você comprar em forma de prestações o vendedor reserva a propriedade, mas você é tributado como usuário e não como proprietário.
Sobre os valores:
Os valores são determinados conforme o tipo de carro, finalidade de uso, número de cilindradas. Por exemplo, para carros de passeio abaixo de 1.5, ou seja 1,500 cilindradas, o valor do imposto é de 34,500, e acima de 1.5 o valor do imposto é 39,500.
Os carros que têm menor escape de gases poluentes, têm redução no imposto, e por outro lado carros com longo tempo de uso, tem a tendência de aumento do imposto após um determidado tempo.
O aviso de imposto será enviado pela Prefeitura de Gumma, no dia 1 de maio, todos os anos.
Pois a data de vencimento deste é 31 de maio, não se esqueça de pagar o imposto até a data de vencimento.
Além do setor fiscal da prefeitura e instituição financeira como bancos, pode ser tributado em uma loja de conveniência. Além disso, se você solicitar débito direto, poderá fazer o
pagamento de impostos automaticamente.
Em caso de troca de carro, atenção na data de transferência de proprietário. Por exemplo se você passou seu carro em março para outra pessoa, mas se esta pessoa não fizer a tranferência antes do dia 1 de abril, a cobrança de imposto virá para você.
Em caso de desfazer do carro, também precisa ter cuidado, se não for dado baixa antes do dia 1 de abril, igualmente virá a cobrança de imposto para você sobre seu antigo carro.
Neste caso o imposto terá que ser pago, mas após dar baixa, será reembolsado o valor referente ao tempo após a anulação do registro.
Se atrasar o pagamento de impostos, será cobrado taxa sobre os atrasos, e se deixar de pagar, por esquecimento ou ignorar, seus bens poderão ser apreendidos assim como o saldo bancário também, que poderá ser confiscado.
Portanto não se esqueça de fazer os pagamentos de impostos em dia.
Caso houver alguma circunstância que esteja dificultando a realização de pagamento dos impostos em dia poderá entrar em contato com escritório de Imposto Minicipal de Isesaki pelo telefone 0270-24-4350, pedindo orientações.
Por hoje ficamos por aqui.
A transmissão de hoje poderá ser lida e escutada novamente no seguinte site
Http://www.isesaki-npo-net.com/
A programação de transmissão no próximo mês será 19 de janeiro (sexta-feira) e,as 8: 5 da manhã.
Então até a próxima.