Bom dia a todos. Para todos os que moram no Japão, estaremos passando informações uteis em português. Essa é a nossa transmissão número 4.
No norte do brasil, nos trópicos, é quente úmido com temperaturas elevadas o ano todo. Ao sudeste do pais, São Paulo e Rio de Janeiro, os meses de janeiro e fevereiro são os mais quentes do ano.
O verão do Japão tem altas temperaturas e umidade. O clima é quente e úmido. Especificamente, Isesaki, tem temperaturas que ultrapassam os 39 graus. As vezes chega a ter a temperatura mais alta do pais.
Junto às temperaturas altas aumentam os riscos de insolação. Como bem se vê nos noticiários, no Japão nos dias quentes aumentam os casos de insolação, as vezes chegando até a morte. Trabalhar ou fazer esportes ao ar livre por longas horas, ou mesmo, estar dentro de casa sem ligar o ar condicionado nos dias muito quentes, aumentam a possibilidade de ter uma insolação.
Tonturas, dores nas extremidades do corpo, câimbra nas pernas, ânsia de vomito, desmaios são alguns dos sintomas da insolação.
O quadro de insolação tem 4 níveis.
1 「Desmaio devido ao calor」. Tontura, suor frio, distúrbio de consciência por um curto período.
2 「Câimbra devido ao calor」 Câimbras nas extremidades, dores musculares, dores nas pernas.
3 「Cansaço devido ao calor」 Náuseas, vômitos, dor de cabeça, mal estar em geral.
4 「Insolação (choque térmico)」 Temperatura corporal acima dos 40 graus, obstrução do suor, desmaio. Ocorre um distúrbio generalizado dos órgãos do corpo.
Há casos de ocorrência de mortes de pessoas em estado de insolação.
As situações mais frequentes para entrar em um quadro de insolação, são: muita transpiração sem uma reposição suficiente de líquidos. Não se trasladar a um local fresco.
Se tiver alguma sensação estranha, primeiramente, vá para um local mais fresco, tome bastante liquido. Nos casos de cansaço, desmaio, geralmente o sangue não chega ao cérebro, então é bom se deitar para descansar com as pernas para cima, numa altura maior que a cabeça. E ainda, quando se sua muito também se perde teor de sal, por isso a importância de consumir bebidas que contenham teores de sal.
Quando o nosso corpo sente que está com uma temperatura elevada, suamos para ajudar a esfriar o corpo. Se suamos e não repomos o liquido, entramos em desidratação. Quando este quadro se complica chega às câimbras e desmaios. Com agravamento, param as funções de produção de suor, o corpo fica com temperaturas muito elevadas, as células morrem e os órgãos param de funcionar.
Vamos cuidar principalmente das crianças e dos idosos, que são mais vulneráveis ao quadro de insolação. Vamos ligar o ar condicionado dentro de locais fechados. Vamos tomar bastante liquido para ajudar na hidratação. Ainda que esteja em casa, há a possibilidade de insolação.
Também é bom lembrar que os bebes não tem como se prevenirem sozinhos da insolação. Nos dias quentes, o asfalto chega à 60 graus de temperatura, nesses casos numa saída com carrinho de bebe, a criança fica numa situação muito mais perigosa em relação ao adulto.
Os meses de julho, agosto e setembro têm o número de dias mais quentes. Cuidemos uns dos outros mutuamente. Em particular, o verão desse ano do Japão, promete ser mais quente que os outros anos. E mais uma vez, em dias quentes, fique num lugar fresco, proteja a cabeça com boné ou guarda-sol e tome bastante liquido. Caso alguma pessoa estiver num quadro de insolação, por favor ajude.
O conteúdo da transmissão de hoje, tanto a gravação de voz quanto a escrita estarão disponíveis na página da internet http://www.isesaki-npo-net.com/
A nossa próxima transmissão está prevista para o dia 19 de agosto, sexta-feira, aproximadamente às 8:05 da manhã. Sintonize a gente!!