Bom dia a todos, estamos transmitindo mais uma informação em português aos senhores ouvintes que vivem no Japão. Esta é a 18 vez.
Hoje vamos falar sobre as condições de moradia no Japão.
As formas de se alugar um apartamento, compras de casa, difere de um país para outro. O modo de se viver em casa particular no Japão também é muito diferente de outros países devido às diferenças culturais.
No Brasil por exemplo, para locação de um imóvel para fins residenciais não se houve falar muito em cobrança de luvas, a não ser que seja para fins comerciais. Às vezes é exigido um fiador economicamente estabilizado como proprietário de algum imovel. Na ausência de fiador é cobrado uma taxa em torno de três aluguéis no ato do contrato.
No Japão exitem dois tipos de luvas, uma como depósito adiantado a cada contrato e outra como sinal sem devolução. E quando não possui fiador é comum o pagamento de taxa extra para substituir o fiador.
Não há muitas restrições quanto aos animais de estimação no Brasil, porém no Japão e´muito difícil conseguir o consentimento para criar animais de estimação em apartamentos alugados.
Existe uma grande diferença quanto ao sistema de segurança no Brasil e no Japão. Como se sabe, no Brasil antes de alugar um imóvel a segurança é uma das principais preocupações, porém no Japão, não se vê funcionários de segurança em prédios. Por isso é preciso ficar atento como a chave da porta principal que deve ser trocada a cada inquilino, portanto é preciso verificar com a imobiliária antes de fechar o contrato.
No Japão para locação de um imóvel é preciso pagar a luva, seguro contra incêndio, taxa de garantia como fiador, taxa de limpeza ao sair, um aluguel adiantado, taxa de apresentação para a imobiliária, etc. Na província de Gunma o valor total para esses gastos ficam em torno de 100 mil a 350 mil ienes.
Em caso de compra de uma casa, é muito comum fazer empréstimo bancário. Mas para isso existem várias condições como visto permanente, ou dupla nacionalidade, ser cadastrado no sistema de seguro social, e ter estabilidade no trabalho, e logicamente pagamento de impostos em dia, e quitação de outras dívidas.
Ao se tornar proprietário de um imóvel, é preciso pagar três tipos de imposto anualmente IMPOSTO SOBRE A PROPPRIEDADE (Kotei shi sanzei),IMPOSTO DE PLANEJAMENTO URBANO (Toshi Keikakuzei) e o terceiro é IMPOSTO SOBRE AQUISIÇÃO DO IMÓVEL(Fudousan Shutokuzei), que é pago uma vez.
A vida dos moradores em casa particular no Japão é muito diferente do Brasil, não se fazem churrascos em casa muito próxima uma da outra, e após 10 da noite não se fala em vozes muito alta, para não incomodar os vizinhos.
Por hoje é só. A transmissão de hoje poderá ser lida e escutada no Home Page abaixo.Tem outros assuntos que podem ser checados também.
http://www.isesaki-npo-net.com/
A próxima transmissão será no dia 20 de Outubro (sexta-feira) no horário de sempre por volta das 8:05 da manhã. Um bom dia a todos.