Bom dia a todos. Estamos transmitindo algumas informações úteis em português aos senhores ouvintes que vivem no Japão. Hoje é 17 vez e falaremos sobre tufão TAIFÚ e como prevenir contra seus danos.
Não se ouve falar muito de tufões no Brasil nem no Perú, por isso é muito difícil encontrar alguém que tenha vivido experiências de danos sofridos por esse fenômeno da natureza em seus países.
Tufão é um dos ciclones que ocorre no mar tropical, com velocidade máxima maior que 17 metros por segundo. Nos Estados Unidos e no México é chamado de HURRICANE e na Austrália é chamado de CYCLONE.
No Japão, o tufão começa a surgir por volta de mês de julho até outubro.
Em decorrência de chuvas torrenciais, os danos cousados por tufão são grandes e perigosos como transbordamento dos rios ocasionando enchentes inundando casas, ruas, plantações, provocando deslizamento de terras, e desabamento de casas e árvores devido ao forte vento, com grande perigo de se ferir com telhas e placas que voam com a força do vento.
Quando o tufão estiver se aproximando do Japão, fiquem informados e atentos através de previsões de tempo da televisão ou internet.
E também na prefeitura de Isesaki, se encontra disponível um mapa especial chamado HAZARD MAP (Mapa do Perigo), indicando os locais com perigo de inundação e enchentes, e onde há postos de refúgio. O mapa pode ser checado também em Home Page da prefeitura.
No Japão além de tufão há também terremotos. É preciso ficar atento a esses fonômenos para proteger a nossa família e si próprio, desses desastres da natureza, havendo necessidade de se pensar em como fazer para evitar maiores danos.
Principalmente os estrangeiros que vivem no Japão por falta de informações devido à dificuldade na língua são vítimas maiores de danos como ferimento e morte em relação aos japoneses em casos de emergência.
A província de Gunma e cidade de Isesaki em conjunto estão realizando algumas vezes ao ano o treinamento de refúgio voltado aos estrangeiros.
Participem ativamente para adquirir mais conhecimento em casos de desastre da natureza de forma que possa proteger a si mesmo e ajudar mutuamente em caso de emergência através de simulações podendo deste modo, adquirir mais e mais informações.
Em casos de catástrofes, os locais para refúgio são longe de suas residências na maioria das vezes. Na inundação que aconteceu no ano retrasado, em Ibaraki, na cidade de JOSO, onde vivem muitos brasileiros também foi atingido pela enchente. Muitos estrangeiros se refugiaram em quadra esportiva de escolas, centros comunitários, porém houve alguns problemas por causa da língua.
Para que não haja conflitos devido aos costumes, alimentação, cultura e religião com pessoas de diferentes nacionalidades, é muito importante tentar se entender. Nesse local, observou-se alguns estrangeiros que falam Japonês atuando ativamente prestando apoio. Não somente espere receber ajuda mas é importante tentar fazer o que pode ajudando um ao outro.
A transmissão de hoje poderá ser ouvida e lida na página da internet através do HP abaixo.
http://www.isesaki-npo-net.com/
A próxima transmissão será no dia 15 de setembro, sexta-feira no horário de sempre às 8:05. Então tenham um bom dia!!