Bom dia a todos. Para todos os que vivem no Japão, estaremos passando informações úteis em português.
Essa é a nossa transmissão número 10.
De janeiro a março no Japão é a época pico de exames de ingresso para universidades e ensino médio. Dessa vez a gente vai falar sobre EXAMES DE INGRESSO (VESTIBULAR).
Primeiramente, vamos rever o Sistema educacional do Brasil e do Peru.
No Brasil o ano escolar vai de fevereiro à dezembro. O Ensino Fundamental é de 9 anos. Igual ao Japão. Depois disso vem o Ensino Médio de 3 anos, seria como o Koukou do Japão. Logo vem a Universidade. Se for público, é gratuito, até o final do curso. Máximo de custos pessoais seriam cadernos, canetas etc.. Exames de ingresso somente para universidades. Os Colégios são escolhas pessoais. Haverá exame de ingresso somente em caso de exceder o número de candidatos ao número de vagas.
No Peru o ano escolar vai de março a fevereiro do ano seguinte. O Ensino Fundamental chamado de (Primaria) é de 6 anos. Ensino Médio chamado de (Secundaria) 5 anos. No total 11 anos. É mais longo que o do Japão. Depois disso vem a Universidade. No Peru também o exame de ingresso é só para universidades. Se for público, as mensalidades são gratuitas. Os demais custos são pessoais.
Bom, no Japão o ano escolar vai de abril à março do ano seguinte. Têm exames de ingresso para o Ensino Médio e Universidade. Se for particular, tem exame de ingresso até para o ensino fundamental. Se for público, as mensalidades são basicamente gratuitas até o ensino médio. Custos além da mensalidade é pessoal. As universidades são de custo pessoal. Por tanto, têm um bom custo.
Falando em exames de ingresso, para o Ensino Médio, os exames dos colégios públicos de Gunma acontecem duas vezes. A primeira chamada (zenki), é em fevereiro e a segunda chamada (kouki), é em março. Na primeira chamada a avaliação inclui as notas do chuugakkou (7ma à 9na seria), mais as provas de três matérias, língua (kokugo), matemática e inglês. Além de entrevista e redação. Se não passar na primeira chamada, ainda tem a segunda chamada. Com provas de cinco matérias, língua (kokugo), matemática, inglês, física e estudos sociais. Além da entrevista. As provas dos colégios públicos de Gunma acontecem na mesma data. Só pode ser escolhido um colégio. Já as provas das particulares acontecem antes. E dependendo de cada colégio as datas são diferentes. Podendo assim escolher varias.
Nas universidades públicas do Japão, há uma prova nacional, o sentaa shiken, que é utilizada como meio de avaliação. Que nesse ano aconteceram nos dias 14 e 15 desse mês. Além dos exames específicos de cada universidade. No geral são duas provas para se ter o resultado de aprovado ou não. As particulares, também têm algumas que utilizam o resultado do sentaa shiken para avaliação. Mas na sua maioria têm várias formas de avaliação. Por exemplo: Por recomendação. Avaliação por meio de carta de recomendação emitido pelo colégio. Por AO. Uma apresentação pessoal. O próprio aluno mostrando seus pontos fortes. Também têm algumas universidades públicas que aceitam exames por recomendação. As provas das universidades particulares também acontecem em datas diferentes. Por tanto podendo se inscrever para várias.
O tipo de exame de ingresso a ser escolhido depende muito do que o aluno gostaria de ser no futuro. E também há de se levar em conta os seus rendimentos acadêmicos. É bom, e também ajuda muito, consultar os professores responsáveis das escolas e colégios para tal decisão.
Além das Universidades também têm as opções de escolas profissionalizantes especializadas.
O sistema de exames e ingresso é um pouco complicado. Ouvir só uma vez fica difícil lembrar de tudo. O importante mesmo é saber no geral. O conteúdo da transmissão de hoje, tanto a gravação de voz quanto a escrita estarão disponíveis na página da internet http://www.isesaki-npo-net.com/
A nossa próxima transmissão está prevista para o dia 17 de fevereiro, sexta-feira. Aproximadamente às 8:05 da manhã. Sintonize a gente!!
Além disso, se tiver alguma dificuldade referente a educação ligue para o numero 080-8730-6969 School Hot Line Gunma. Atendimento em português.