Bom dia a todos, estamos transmintindo mais algumas imformações úteis em português aos senhores ouvintes que vivem no Japão. Esta é a 19 vez.
Hoje nós vamos falar de O157 que causa uma perigosa infecção intestinal.
No Brasil é chamado de Escherichia Coli O157:H7, mas no Japão é conhecido popularmente como O157(o-ichi-go-nana), então vamos chamá-lo assim.
No mês de agosto aconteceu um grande caso de intoxição em massa em 22 pessoas por consumo de alimento pronto, e uma menina de 3 anos veio a falecer. Logo depois um adulto de 40 anos também faleceu em Maebashi, e tres crianças de uma creche em Kiryu teve intoxicação, portanto este microorganismo presente em intestino de animais, pode causar infecções como enterocolite perigoso depois de contaminado em pessoas.
O O157 está causando várias infecções em todo o mundo. Este microorganismo foi descoberto em 1982 nos Estados Unidos quando aconteceu o primeira caso de intoxicação dete gênero ao consumir hamburguer de carne bovina. No Japão, foi em 1990 en Saitama, em um jardim de infância quando aconteceu a contminação em massa após o uso de água contaminada de poço, falecendo duas crianças. E em 1996, em merenda escolar.
A Escherichia Coli, é um microorganismo presente no trato gastrointestinal dos animais de sangue quente, inclusive o homem, fazendo parte de um grupo de 160 tipos de microorganismo que faz parte da flora intestinal normal, mas o O157 é especial porque é capaz de causar grande infecção entestinal que pode ser grave. É muito comun estar presente em grande quantidade no intestino bovino e suas fezes, portanto se dispensa grandes cuidados na manipulação no ato de corte de gados.
Ao ser infectado, entre três a cinco dias, causará enterocolite com dores agudas e diarréia branda e colite hemorrágica, com grandes riscos de complicações como expanção da bactéria pelo todo organismo inclusive ao cérebro, causando encefalopatia, ou até morte. A diarréia poderá ser recuperada rapidamente ingerindo bastante líquido, porém ao agravar-se deverá ser tratado na unidade de tratamento Intensivo, pois frequentemente são necessários transfusão de sangue e diálise renal.
A contaminação poderá ser evitada tomando cuidados especialmente em casos de carne bovina. Cozinhando bem a carne ou conservando as em refrigeradores, lavando bem as mãos adotando práticas de higiene rigorosa durante o manuseio dos alimentos, tomando cuidado com água e alimentos que possam estar contaminados.
A contaminação não ocorre somente em época de calor, no inverno também deve se tomar cuidado.
Ao sentir sintomas como fortes dores de barriga, diarréia, ou sangue misturado em fezes, consulte o médico imediatamente. Não tome medicamentos sem saber o motivo, alguns medicamentos de uso inadequado poderá causar efeitos colaterais, segurando ainda mais as bactérias em seu organismo. Vamos tomar muito cuidado.
A transmissão de hoje poderá ser lida e ouvida no Home Page a seguir:
http://www.isesaki-npo-net,com/
A próxima transmissão será no dia 17 de novembro no mesmo horário de sempre às 8 e cinco da manhã aproximademente.
Então, um bom dia a todos.